Apresentação
A Controladoria Geral Municipal (CGM), é um órgão integrante do Sistema Administrativo da Prefeitura Municipal de São João do Sabugi. Regulamentada pela Lei Municipal nº 444/2005. É responsável pela coordenação das atividades relacionadas à Transparência, Controle Social, Integridade, Gestão de Riscos, exercendo o papel orientativo e direcionador para adoção de boas práticas, visando o aperfeiçoamento e a transparência da gestão pública municipal.
Missão
Assegurar a lisura e a transparência da gestão pública municipal, atuando em caráter preventivo, primando o controle das boas práticas públicas, gestão de qualidade e eficiência dos serviços públicos.
Visão
Ter credibilidade perante a gestão municipal e das secretarias que a compõe, bem como, da sociedade, para ser reconhecido como órgão de importância na prevenção de erros, e auxílio no alcance das metas pactuadas, por meio de um planejamento estratégico, controle de ações, tornando-se indispensável para transparência da gestão municipal.
Valores
Integridade
Transparência
Imparcialidade e Justiça
Zelar pelos princípios da Administração Pública
PRIMAR A TRANSPARÊNCIA, A EFICIÊNCIA E A ÉTICA
Propósito
Verificar a regularidade e a legalidade dos atos praticados pela administração municipal, fomentando a transparência e qualidade na administração pública municipal.
Atribuições da Secretaria
Acompanhar e controlar a qualidade das informações constantes no Portal da Transparência do município de São João do Sabugi;
Apoiar o controle externo no exercício de sua função institucional;
Exercer o controle interno da execução orçamentária, financeira e patrimonial do município;
Avaliar do cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA);
Propor políticas sobre assuntos relativos à Administração Municipal, mantendo o bom andamento dos serviços prestados;
Promover a apuração das manifestações formais encaminhadas pela Ouvidoria Municipal;
Expedir atos normativos concernentes ao controle.